Conheça os 10 mitos mais comuns sobre automóveis

10 mitos mais comuns sobre automóveis

1. As transmissões manuais poupam mais combustível do que as automáticas

Antigamente este mito pode até ter sido verdade, mas atualmente as caixas automáticas são mais eficientes e permitem poupar mais combustível que as caixas manuais. As caixas automáticas conseguem identificar a mudança ideal a usar de acordo com a condução de cada condutor.

2. O ar condicionado consome menos do que viajar com janelas abertas

Este mito é bastante controverso e acaba por ser uma questão ambígua que se justifica fundamentalmente pela velocidade à qual determinada viatura se desloca.
Ao circular com as janelas abertas a baixas velocidades, o ar causa menos resistência sobre um veículo que circula a alta velocidade. Assim, a potência acaba por ser retirada em grande parte do motor do carro pelo esforço deste sofrer atrito com a alta velocidade. Isto traduz-se em maiores gastos de combustível do que recorrer ao ar condicionado.
Contudo, se conduzir dentro dos limites de velocidade, impostos pela lei, as janelas abertas gastarão menos combustível do que o ar condicionado.

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3. O uso do telemóvel nos postos de combustível pode causar incêndios

Não foi provado que o uso do telemóvel num posto de combustível é perigoso, apesar de se saber que os telemóveis emitem radiações mesmo quando não se está a efetuar uma chamada.
No entanto, existem três condições favoráveis a tragédias resultantes do uso de telemóveis nos postos de combustível. Se existir oxigénio (no ar), se estiver perante a presença de combustível (líquido ou gasoso) e se houver uma fonte de ignição, como uma faísca, por exemplo, poderá resultar num incêndio.

4. É mais rentável encher o depósito de manhã ou durante a noite

Atestar o depósito nas horas em que as temperaturas são mais baixas poderia fazer com que a gasolina fosse bombeada em maior quantidade por estar numa fase de composição mais densa.
Ainda assim, o combustível não é armazenado ao ar livre, mas sim em tanques selados e isolados, o que faz com que a temperatura se mantenha sempre constante assim como a sua quantidade. Por isso, acaba por não ser mais rentável encher o depósito nesses períodos específicos.

5. Combustíveis de marca branca podem destruir o motor

O preço dos combustíveis afeta a imagem que temos de combustíveis mais baratos, ou seja, dos combustíveis de marca branca, sendo esta apenas uma jogada de marketing.
Segundo a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas - APETRO - os combustíveis são produzidos nas refinarias de Sines e Leça de Palmeira e como vêm todos do mesmo sítio não é possível que uns combustíveis afetem mais o motor que os outros, sendo por isso um mito que os combustíveis de marca branca comprometem o motor dos carros.

6. Os carros elétricos têm maior probabilidade de se incendiar em caso de acidente

Este mito é bastante fácil de desmistificar porque a gasolina é mais inflamável do que os ácidos presentes nas baterias dos carros elétricos. As hipóteses de um carro elétrico se incendiar, até mesmo num acidente grave, são bastante reduzidas, pelo que teriam de existir fatores externos muito fortes para isso se verificar.


7. Pode-se adiar uma revisão se não fizer muitos quilómetros por ano

Com o tempo e mesmo fazendo poucos quilómetros existem sempre determinadas peças que exigem atenção no que diz respeito à sua substituição como a mudança do óleo, filtros de ar e do habitáculo.
A função do óleo é lubrificar as partes móveis do motor e os seus componentes lubrificantes degradam-se com o tempo. Já o filtro do ar e do habitáculo também necessitam de ser substituídos, mesmo que não seja utilizado o ar condicionado, pois trata-se da proteção das impurezas do ar que se desloca para o motor e para dentro do cockpit do automóvel.

8. Um carro sujo consome menos que um limpo

Um carro sujo consome mais do que um carro limpo. A lama e a sujidade aumentam o peso do carro e influenciam negativamente a sua aerodinâmica, aumentando assim os consumos.

9. Em ponto morto há menos consumo do que quando se tem uma mudança engrenada

Primeiramente é importante referir que conduzir em ponto morto não é aconselhado nem seguro para a sua condução. Para muitos condutores ponto porto é sinónimo de poupança de combustível.
Com a injeção eletrónica um carro consegue saber quando deve cortar a emissão do combustível, fazendo com que o condutor tenha consumos mínimos. Ainda assim, o facto de ter uma mudança engrenada faz com que o movimento das rodas faça trabalhar o motor, não recorrendo à injeção de combustível e traduzindo-se numa condução mais segura.

10. Não se pode levar um carro elétrico à lavagem automática

Este é um dos cinco mitos mais enigmático sobre os veículos elétricos. Os componentes elétricos de um carro estão muito bem condicionado, sendo de igual forma seguro levar um carro com motor de combustão como um elétrico a uma lavagem automática.

 

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