Descubra como funciona o motor de um carro elétrico e quais são as vantagens e desvantagens em relação aos carros com motores de combustão interna. Na Só Barroso podemos ajudá-lo a encontrar o carro elétrico perfeito para suas necessidades.
A principal diferença entre um motor convencional e um motor de carro elétrico é a maneira como eles convertem energia em movimento mecânico. Enquanto um motor de combustão interna depende da termodinâmica para queimar combustível e usa um mecanismo de manivela (cilindros, pistões, válvulas, virabrequim, etc.) para gerar movimento, o motor elétrico converte energia aproveitando as forças eletromagnéticas geradas quando uma corrente elétrica passa por um campo magnético. Ele tem um estator e um rotor que movem o veículo. O motor elétrico também pode atuar como um gerador e, usando a energia da inércia, pode fornecer energia à bateria ao frear ou desacelerar.
O motor elétrico funciona de acordo com os princípios do eletromagnetismo aplicado, o que significa que o magnetismo tem a capacidade de exercer uma força física capaz de mover objetos. Para tornar isso possível, são utilizados ímãs com capacidade de se atrair e repelir mutuamente. Quando o carro é ligado, a corrente elétrica chega à bobina dentro do rotor, que emite um campo eletromagnético, fazendo o rotor girar.
A manutenção do motor de um carro elétrico é mais simples porque há apenas um componente com que se preocupar: o rotor. Não há óleo do motor para trocar ou filtros de óleo, ar ou combustível para substituir. Além disso, mesmo os componentes que são iguais em ambos os tipos de carros sofrem menos desgaste em um veículo elétrico, como os travões, uma vez que o carro tende a travar durante a desaceleração.
A resposta dos dois motores é muito diferente porque a potência e o torque de um motor de combustão precisam aumentar a rotação para se tornarem disponíveis. Isso não acontece com os motores elétricos, cujo torque máximo está disponível desde o arranque (e parece diminuir à medida que a aceleração aumenta). No entanto, a ampla faixa de rotação do motor elétrico significa que ele não precisa de uma transmissão de várias velocidades com embreagem.
Em termos de prazer de condução, os carros elétricos ainda não são tão refinados como os carros com motores de combustão. No entanto, com o desenvolvimento de plataformas específicas para este tipo de energia e a opção de montar o motor no eixo traseiro, o que permite que o motor elétrico transfira seu torque poderoso para a superfície da estrada com mais eficiência, conduzir um carro elétrico não é mais como operar um eletrodoméstico.
A potência final de um carro elétrico é calculada com base nos kW gerados pelo motor, mas também levando em conta a capacidade da bateria (medida em kWh, a mesma unidade usada para calcular o consumo), o que significa que exatamente o mesmo motor pode gerar mais ou menos potência dependendo da capacidade da bateria.
Os carros elétricos podem ser classificados em dois tipos: BEVs (veículos elétricos a bateria) e PHEVs (veículos elétricos híbridos plug-in). No caso dos PHEVs, a arquitetura do motor híbrido deve levar em conta as características tanto do motor elétrico quanto do motor de combustão interna. O PHEV tem a capacidade de alternar entre o modo elétrico e o modo híbrido, onde o motor de combustão interna é utilizado principalmente para propulsão em altas velocidades ou quando há necessidade de maior potência. Além disso, o PHEV tem uma transmissão automática com várias velocidades e uma embraiagem, diferente da transmissão de um BEV. Na Só Barroso, temos uma variedade de opções de veículos elétricos, incluindo BEVs e PHEVs, para ajudá-lo a escolher o melhor veículo elétrico para você.
Venha visitar-nos. Estamos ansiosos para ajudá-lo a dar o primeiro passo em direção a uma condução mais sustentável e eficiente! Encontrará ainda uma ampla seleção de modelos, desde comerciais até SUVs, de diferentes marcas e preços.
Outros artigos: