A partir de março, os carros da Polícia Municipal do Porto estarão equipados com câmaras para multar veículos mal-estacionados, revelou a Câmara Municipal do Porto. Este sistema visa controlar o estacionamento impróprio na cidade, sendo que pelo menos dois veículos já receberam as câmaras para iniciar a fiscalização.
As câmaras, instaladas nos carros da Polícia Municipal, registrarão fotograficamente as matrículas dos veículos infratores, permitindo que os agentes emitam as respetivas coimas. Com mais de 33 mil autos de contraordenação emitidos em 2023 na cidade do Porto, este sistema de fiscalização tem como objetivo garantir uma circulação mais fluída e segura nas vias públicas.
Além da implementação das câmaras em viaturas policiais, os radares móveis de controlo de velocidade já estão em funcionamento desde o início do ano, contribuindo para um maior cumprimento dos limites de velocidade e, consequentemente, para a redução de acidentes rodoviários.
Esta medida faz parte de um conjunto de ações para melhorar a mobilidade urbana na cidade do Porto. A Sociedade Comercial do Porto (STCP) também está envolvida na fiscalização do estacionamento indevido nos corredores BUS e paragens de autocarro, em colaboração com a Polícia Municipal.
"A STCP e a Polícia Municipal têm uma viatura comum, na qual anda um elemento da STCP e um fiscal da Polícia Municipal que faz as autuações. Neste momento, vamos dar a possibilidade a elementos da própria STCP, que estão devidamente formados e acreditados, para fazer a fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos", afirmou o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva, em dezembro.
Com o objetivo de promover uma circulação mais eficiente e segura, a Só Barroso, além de vender carros usados e seminovos na região de Braga, apoia estas iniciativas de fiscalização, que visam melhorar a qualidade de vida e a segurança de todos os cidadãos.
Outros artigos:
Fonte: ACP