As 10 Grandes Invenções Revolucionárias no Ramo Automotivo

A história da engenharia automotiva está repleta de feitos que transformaram completamente a maneira como nos deslocamos. Desde o advento do motor de combustão interna até os mais recentes avanços na assistência e automatização da condução, cada inovação deixou a sua marca no mundo dos automóveis.

 

As 10 Grandes Invenções Revolucionárias no Ramo Automotivo

 

Na Só Barroso não vendemos só carros seminovos e usados. Reconhecemos também a importância destas conquistas e destacamos abaixo as 10 grandes invenções que revolucionaram o setor automotivo.

 

Motor de Combustão Interna

Desde os primórdios das primeiras invenções no século XVIII até aos motores modernos que equipam os carros de hoje, esta tecnologia revolucionou a mobilidade humana. Com a capacidade de transformar a energia proveniente da combustão de combustíveis fósseis em movimento mecânico, o motor de combustão interna possibilitou o desenvolvimento de automóveis capazes de percorrer longas distâncias a velocidades anteriormente inimagináveis.

Foi Karl Benz – fundador da Daimler-Benz, a dona da Mercedes -, em 1886, que patenteou o Motorwagen, um triciclo motorizado e que é considerado o primeiro automóvel de produção do mundo.

 

Caixa Automática

A introdução da caixa automática representou um avanço significativo em termos de conforto e praticidade para os condutores. Antes da sua popularização, os condutores precisavam trocar manualmente as marchas do veículo, o que exigia habilidade e atenção constantes. Com a invenção da caixa automática, essa tarefa foi simplificada, permitindo que os condutores se concentrassem mais na condução e menos na operação da transmissão, deixando a direção mais suave e confortável, especialmente em condições de trânsito intenso.

Foram 2 brasileiros a viver nos EUA em 1932, José Braz Araripe e Fernando Lemos, os responsáveis pela criação da transmissão automática que serve de base para as transmissões atuais.

 

Acelerador Eletrónico

O acelerador eletrónico, criado nos anos 80, também conhecido como "drive-by-wire", substituiu o sistema tradicional de acelerador por cabo por um sistema eletrónico controlado por sensores. Isso proporcionou uma resposta mais rápida e precisa ao comando do condutor, resultando numa condução mais suave e eficiente. Além disso, o acelerador eletrónico permitiu a integração com outros sistemas do veículo, como o controlo de tração e estabilidade, possibilitando assim uma melhor coordenação durante a condução.

O primeiro carro com esta tecnologia foi o BMW Série 7 linha 1988.

 

Travões ABS

O sistema de travões ABS (Antilock Braking System) revolucionou a segurança dos carros ao evitar o bloqueio das rodas durante travagens bruscas. Isso permite que o condutor mantenha o controlo do veículo e evite colisões em situações de emergência. O ABS funciona detetando a iminência de bloqueio das rodas e coordena a pressão de travagem de forma a evitar esse problema. Como resultado, o veículo equipado com ABS consegue travar em distâncias mais curtas e possui uma maior capacidade de manobra em condições adversas.

 

Controlo Eletrónico de Estabilidade

O controlo eletrónico de estabilidade (ESC) é um sistema projetado para evitar derrapagens e perdas de controlo do veículo em curvas ou em situações de aderência reduzida. Ele funciona monitorizando constantemente a velocidade de cada roda e comparando-a com os comandos do condutor. Se o sistema, através de uma infinidade de sensores que analisam vários parâmetros do veículo no mínimo cerca de 25 vezes por segundo, detetar uma diferença significativa entre a trajetória desejada e a trajetória real do veículo, ele intervém automaticamente, aplicando travagem seletiva numa ou mais rodas para corrigir a direção. Isso ajuda a manter o veículo na trajetória desejada e reduz o risco de acidentes.

 

Procura um usado sem surpresas? Encontre ainda hoje o seu na Só Barroso.

 

Direção Assistida

A direção assistida é um sistema projetado para reduzir o esforço necessário para girar o volante, especialmente em manobras de baixa velocidade. Existem diferentes tipos de direção assistida, incluindo hidráulica, electro-hidráulica e elétrica. Todos esses sistemas têm em comum o objetivo de proporcionar uma direção mais suave e confortável para o condutor, tornando a condução menos cansativa e mais segura.

 

Injeção de Combustível

Usada pela primeira vez no Mercedes-Benz W196 que disputou a temporada de 1954 da Fórmula 1, a injeção de combustível substituiu o antigo sistema de carburador por um sistema mais eficiente e preciso de entrega de combustível ao motor. Isso resultou numa queima mais completa do combustível, melhorando o desempenho do motor e reduzindo as emissões de poluentes. A injeção de combustível também permitiu o desenvolvimento de sistemas de controlo mais avançados, como a injeção direta e o controlo eletrónico da mistura ar-combustível, proporcionando uma maior eficiência energética e uma resposta mais rápida ao acelerador, bem como uma redução das médias de consumo de combustível.

 

Variação nos Comandos

A variação nos comandos de válvulas é uma tecnologia projetada para otimizar o desempenho do motor em diferentes momentos de rotação. Ao ajustar o tempo de abertura e fecho das válvulas de escape, a variação nos comandos pode melhorar a eficiência do motor, aumentando a potência e reduzindo o consumo de combustível em determinadas condições de utilização.

 

Airbags

Os airbags são dispositivos de segurança projetados para proteger os ocupantes do veículo em caso de colisão. Eles inflam rapidamente no caso de impacto, amortecendo o choque e reduzindo o risco de lesões graves. Com o avanço da tecnologia, os airbags evoluíram para incluir diferentes tipos e locais de instalação, como bolsas laterais que protegem o tórax, além das do tipo cortina para cabeças dos ocupantes, airbags para joelhos e até no cinto de segurança, proporcionando uma proteção ainda maior em diferentes cenários de acidente.

 

Itens Semiautônomos de Assistência à Condução

Os itens semiautônomos de assistência à condução representam o futuro da segurança automotiva, utilizando sensores e sistemas de computador avançados para ajudar os condutores a evitar acidentes. Desde sistemas de alerta de colisão até assistentes de manutenção de faixa, esses recursos estão a tornar-se cada vez mais comuns em carros modernos, ajudando a reduzir o número de acidentes e tornando as estradas mais seguras para todos.

 

Ao longo da história, a engenharia automotiva tem sido responsável por inúmeras inovações que revolucionaram a forma como nos deslocamos e relacionamos com os carros. Desde os primeiros motores de combustão interna até aos mais avançados sistemas de assistência à condução, cada avanço tecnológico tem contribuído para tornar os automóveis mais seguros, eficientes e confortáveis. Na Só Barroso, todos os nossos carros, sejam eles semi-novos ou usados vêm já equipados com a maioria, se não a totalidade destas inovações tecnológicas. Venha conhece-los.

Além disso, seja na Só Barroso ou nas nossas oficinas, reconhecemos a importância destas inovações e estamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes os melhores serviços de manutenção e reparação para garantir que os seus carros estejam sempre em perfeitas condições de funcionamento. Com uma equipa de técnicos qualificados e equipamentos de última geração, estamos preparados para enfrentar os desafios da engenharia automotiva moderna e proporcionar uma experiência de condução segura e satisfatória a todos os nossos clientes.

 

Outros artigos:

Newsletter

Logo Footer